24 julho 2024

Mutirão da Empregabilidade: emprego e trabalho para a população LGBT do Acre

Assessoria

Date:

Ocorreu na manhã desta terça-feira (19), na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Acre, em reunião com o superintendente, o auditor fiscal Leonardo Lani de Abreu, com a coordenadora do Sistema Nacional de Emprego no Acre (SINE/ACRE), senhora Jaqueline Castro e a gestora Maria José, traçando as ações do Projeto do Mutirão da Empregabilidade da Diversidade LGBTQIA+ no Acre.

O Mutirão de Empregabilidade da Diversidade LGBTQIA+, está prestes a acontecer no Acre, fruto de uma importante parceria entre o Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), Sistema Nacional de Emprego do Acre (SINE/AC) dentre outras instituições públicas e privadas, visando proporcionar oportunidades de trabalho para a comunidade LGBTQIA+ do Estado do Acre.

Com a participação de empresas parceiras, o mutirão oferecerá um quantitativo de vagas de emprego. O objetivo principal é combater a discriminação no mercado de trabalho e criar um ambiente mais inclusivo e igualitário para todos.

Leonardo Lani, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Acre, destacou a importância desses mutirões de emprego, que já se tornaram uma marca das entidades em todo o Brasil. Ao longo de várias edições no país, eles conseguiram ofertar cerca de 100 mil vagas de trabalho, contribuindo para ajudar muitas pessoas e promovendo um choque de realidade sobre a desigualdade no Brasil.

Essa iniciativa reflete um compromisso conjunto em promover a diversidade e a inclusão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e respeitosa. Espera-se que o evento seja um passo significativo para ampliar as oportunidades de emprego para pessoas LGBTQIA+ e para conscientizar a sociedade sobre a importância da igualdade de direitos no ambiente profissional, principalmente para as pessoas transexuais.

Cleonice Caetano de Souza, Vice Presidenta Nacional da UGT, Coordenado Nacional do Mutirão Nacional de Emprego da UGT e diretora de Assistência Social e Previdência do SECSP, ressaltou que a parceria entre essas organizações representa um avanço na luta contra a discriminação e a favor da diversidade, mostrando que juntos podemos construir um futuro mais inclusivo e equitativo para todos.

Além disso, Germano Marino, Chefe da Divisão de Promoção da Diversidade Sexual, da SEASDH, destacou a urgência de sensibilizar empresários sobre a necessidade de contratação de pessoas da comunidade LGBT+, especialmente trans e travestis, para garantir a dignidade do primeiro emprego e ajudá-las a sair da situação de vulnerabilidade.

Jaqueline Castro, coordenadora do SINE ACRE, ressaltou que os mutirões de emprego focados na diversidade buscam auxiliar as empresas a ampliar seus quadros profissionais com esse olhar. Ressaltou a importância da parceria entre as instituições e governos que auxiliam a viabilizar a contratação de profissionais e, ao mesmo tempo, sensibiliza as empresas para essa necessidade de inclusão e acolhimento.

Últimas