23 junho 2024

Ministério da Saúde autoriza construção de UPA na Estrada Apolônio Sales

Redação Folha do Acre

Date:

Foi anunciada, no último sábado (8), a habilitação do Ministério da Saúde para a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Estrada Apolônio Sales, em Rio Branco. A novidade foi compartilhada através pelo governador do Acre, Gladson Cameli em seus perfis oficiais em redes sociais.

Os prazos para início e conclusão das obras não foram divulgados O aval faz parte da Portaria GM/MS nº 4.231, de 6 de junho de 2024, que autoriza estados, municípios e o Distrito Federal a receberem recursos financeiros para a construção de UPA’s.

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, explicou que o investimento faz parte do Bloco de Estruturação da Rede de Serviços Públicos de Saúde.

A nova UPA está orçada em mais de R$ 6,6 milhões que devem ser pagos via emenda parlamentar. Segundo Cameli, “a obra vai garantir atendimento digno de saúde para os moradores da parte alta da cidade”.

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, destacou a importância da nova unidade para o sistema de saúde local. “Esta UPA será crucial para melhorar o acesso aos serviços de saúde na região e reduzir a sobrecarga das outras unidades existentes. Rio Branco agora contará com quatro Unidades de Pronto Atendimento”, disse em nota divulgada pelo governo do Acre.

O governo do Estado deverá informar periodicamente a situação de execução da proposta e realizar a prestação de contas dos recursos financeiros por meio do Relatório Anual de Gestão (RAG), aprovado pelo Conselho local de saúde.

Informações G1

Últimas