O vencedor da primeira competição de Maior Macaxeira desta edição do Festival da Macaxeira em Rio Branco é o produtor rural José Ferreira dos Santos, que trabalha a cerca de 20 anos na produção dessa raiz. A macaxeira dele ficou em primeiro lugar com 231 centímetros e 3,705 quilos, com isso, garantiu o prêmio de R$ 5 mil. Em entrevista ao Agazeta.net, ele compartilhou um pouco da trajetória até a competição.
“Eu sou produtor rural e o homem do governo me procurou para participar do concurso. Trabalho com foco na produção de macaxeira há duas décadas e acho muito bom esse incentivo do município à produção local”, disse ele. Sobre as expectativas para o concurso, ele sempre esteve confiante confiante: “Eu vim para ganhar, e sabia que tinha a maior macaxeira”.
Embora tenha vencido na categoria da macaxeira, ele não se limita apenas à raiz. “Trabalhamos com goma, caroço de tapioca, farinha pulpa e farinha branca. Temos sete famílias trabalhando conosco, produzindo entre 1.500 e 2.000 quilos de goma por semana. Esta macaxeira gigante realmente superou todas as nossas expectativas”, comemorou.
A competição contou com seis concorrentes, incluindo Itajania do Carmo, outra produtora entrevistada pelo Agazeta.net. “Eu soube do concurso pelos anúncios dos jornais e meu tio me incentivou a participar. Produzo macaxeira na beira do rio, mas devido às alagações, nossa produção foi afetada”, explicou Itajania. No ramo desde pequena, ela valoriza o festival: “É um incentivo para quem já trabalha continuar e para quem não trabalha começar a produzir. Eventos como esse são fundamentais para a agricultura local”, conclui.
Os outros participantes da competição foram Gilberto Souza de Lima, com o segundo lugar, José Severino em terceiro e Leandro Medeiros, todos produtores e representantes da força da agricultura familiar na região.
O Festival da Macaxeira de Rio Branco, além de celebrar essa raiz tão importante para a culinária e economia local, destaca a importância do apoio e incentivo à produção rural.
Com informações de Diogo José para o Agaeta.net