27 maio 2024

STJ julga hoje se aceita denúncia e torna Gladson réu por suposta prática de corrupção

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Date:

Nesta quarta-feira, 15, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga se aceita denúncia e torna réu o governador do Acre, Gladson Cameli (PP). A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o governador acreano de envolvimento em um suposta esquema de desvios de dinheiro público.

O julgamento está na pauta da Corte Especial do STJ desta quarta-feira, em sessão que começa às 14h (horário de Brasília). O colegiado é composto pelos 15 ministros mais antigos do STJ e é responsável por julgar ações penais contra governadores e outras autoridades.

As supostas práticas ilícitas em que o chefe do Executivo estadual é acusado, teriam sido iniciadas em 2019 e teriam causado prejuízos de mais de R$ 16 milhões aos cofres públicos, conforme notas técnicas da Controladoria-Geral da União (CGU). A denúncia da PGR, apresentada em novembro de 2024, detalha fatos apurados no âmbito da Operação Ptolomeu, deflagrada pela Polícia Federal (PF).

Em dezembro do ano passado, a Corte Especial do STJ decidiu desmembrar a denúncia apresentada pela PGR, mantendo no STJ apenas a acusação contra Cameli. Assim, a denúncia contra os investigados que não têm foro será distribuída para os juízos criminais competentes.

Com informações do Metrópoles

Últimas