Segurança Pública realiza 2ª fase da Operação Guardiões da Cidade em Rio Branco

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Os carros parados estrategicamente na lateral da avenida, com cones posicionados em fileira, anunciavam o início das abordagens da Operação Guardiões da Cidade, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio da Polícia Militar (PMAC), neste sábado, 18, em Rio Branco.

A operação, que já está na segunda fase, tendo sido a primeira realizada no começo de maio, tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade e garantir o direito de ir e vir de toda a sociedade acreana, por meio de abordagens de ponto fixo e móvel nos bairros da capital, visando recuperar veículos roubados.

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca que as operações são fundamentais para o combate à criminalidade. “Operações como a Guardiões acontecem durante todo o ano, com a atuação de todo o Sistema Integrado de Segurança Pública [Sisp], sendo essencial para a redução dos índices de violência e para assegurar a sensação de segurança da população”, diz.

O comandante da operação, capitão Edjanio Maciel Moraes, explica que a ação vai se estender por todos os fins de semana de maio. Haverá no mínimo 30 policiais atuando, tanto em bloqueios fixos e móveis nas regiões, por meio de rondas com as viaturas.

A operação envolve a Polícia Militar, o Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) e o Batalhão Ambiental, que, juntos, neste fim de semana realizaram bloqueios e rondas nos bairros Belo Jardim, Santo Afonso, Rosalinda e avenidas Chico Mendes e Amadeu Barbosa.

Foram abordados 46 veículos, 69 motocicletas, 22 pessoas a pé e 10 bicicletas, além de terem sido efetuadas duas remoções e a apreensão de uma arma do tipo submetralhadora com carregador e munições.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp