Na próxima quinta-feira, dia 9, às 9h, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) lançará a campanha “Nunca é tarde” por meio de sua Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), no Palácio da Justiça. Esta iniciativa se une ao esforço já em curso durante o “Maio Laranja”, mês dedicado à conscientização e combate aos crimes de abuso sexual infantil.
Combinadas, essas campanhas visam otimizar ações e atividades voltadas para a proteção da juventude, ressaltando a importância de prevenir e combater tais violações.
Serão compostos materiais audiovisuais e gráficos que circularão nas mídias digitais do Judiciário e contarão com a imprensa local para divulgar as peças. A divulgação nas mídias é necessária para fazer com que as crianças e adolescentes tenham conhecimento do que está acontecendo, é crime, e se sintam encorajadas a denunciar.
No Acre, três pessoas já foram presas este ano em ações que combatem armazenamento e consumo de pornografia infantil, deflagradas pela Polícia Federal. No Brasil, o número de denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil online, em 2023, foi o maior já registrado em 18 anos pela Safernet, ONG que atua em defesa dos direitos humanos na internet.