Cotidiano

Mais de 120 aprovados em concurso da Saúde serão convocados em junho, diz Pedro Pascoal

Pedro Pascoal, Secretário da Saúde do Acre, anunciou um importante passo na ampliação do quadro de profissionais de saúde do estado. Até o final da primeira quinzena de junho, serão convocados mais 123 candidatos aprovados no concurso da Sesacre.

Essa medida marca uma mudança significativa no processo de convocação, que agora seguirá a ordem de classificação, priorizando o mérito dos candidatos em detrimento da regionalização anterior. Atualmente, mais de 600 aprovados aguardam ansiosamente pela oportunidade de contribuir com a saúde pública acreana.

No entanto, Pedro Pascoal ressaltou que a convocação está condicionada à disponibilidade financeira do estado. Ele destacou a responsabilidade fiscal, afirmando que o governador Gladson Cameli não irá convocar todos os aprovados caso não haja recursos suficientes para garantir o pagamento dos salários dos novos servidores.

Além disso, Pascoal também abordou a questão dos contratos emergenciais na área da saúde, que atualmente ultrapassam 1.600. Ele explicou que esses contratos não contribuem para a previdência estadual, mas sim para a previdência geral, e que o objetivo do concurso é substituir esses contratos temporários, atendendo à crescente demanda por serviços de saúde no estado.

As declarações foram feitas durante uma reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre.