O governo federal deve enviar trinta ônibus elétricos para renovar a frota de ônibus de Rio Branco. As ações foram divulgadas nesta quarta-feira, 8, pela presidência da República, Por meio do Ministério das Cidades, e fazem parte de mais uma etapa do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções.
De acordo com a presidência da República, a ação deve beneficiar mais de 360 mil pessoas na capital acreana, o que equivale a 44% da população de todo o estado. As ações são coordenadas pelo Ministério das Cidades e fazem parte do eixo de ‘Cidades sustentáveis e resilientes’ do PAC.
Um ônibus elétrico já circula pela capital acreana em fase de testes. As más condições do transporte público, contudo, continuam sendo a regra.
O veículo chegou à capital no dia 27 de abril e foi apresentado oficialmente à população na segunda-feira, 6, pelo prefeito Tião Bocalom, em um evento na praça da Revolução. O ônibus, que começou a circular na terça, 7, tem feito o percurso entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a região da Corrente, no Segundo Distrito de Rio Branco.
O superintendente da RBTrans Clendes Vilas Boas, explica que, o ônibus elétrico está em fase de testes na capital acreana, e ficará no período de 60 dias, podendo atender outras linhas existentes na cidade. “Ficará no período de 60 dias, podendo não fazer só essa linha, mas outras linhas das 42 existentes em Rio Branco. Está aqui para teste, prova de conceito de viabilidade para que depois desse processo a gente possa ter a conclusão do Termo de Referência que atende a um termo de justificativa do setor demandante, que é a diretoria de transporte da RBTrans [Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito] que solicitou a inclusão de 30 ônibus elétricos”.