Foi noticiado nos últimos dias em jornais de todo o país – com base em informações de um colunista – sobre uma suposta doação que a cantora Madonna teria feito por meio de um pix no valor de R$ 10 milhões ao governo do Rio Grande do Sul para socorrer as vítimas do desastre ambiental sofrido pelo estado gaúcho nos últimos dias. Porém, a informação foi desmentida pelo governo gaúcho que informou a o Notícias na TV que não há registros de pix em nome de Madonna ou no valor de R$ 10 milhões. No último fim de semana. Madonna esteve no Brasil no último sábado onde fez um show aberto ao público na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Em nota, a Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Secom/RS) negou a suposta doação milionária da artista. “Não tivemos registro dessa doação no pix do SOS Rio Grande do Sul”, afirmou a assessoria.
O governo gaúcho tem oficialmente quatro canais para doações nacionais e internacionais para a população afetada. O site da organização ainda lista os alimentos, produtos e objetos mais recomendados para o momento. A conta oficial para doações é a SOS Rio Grande do Sul, que possui uma chave pix única (CNPJ 92.958.800/0001-38).
“A chave é a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária aberta pelo banco Banrisul. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário a vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura dos municípios”, comunicou o governo.
“Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público”, concluíram.
Por Kauã Lucca, da Folha do Acre – com informações do Notícias da Tv