Dengue: OMS aprova vacina aplicada no Brasil para uso global

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

24 estados brasileiros e o Distrito Federal registram queda da doença

A Organização Mundial da Saúde (OMS) concedeu sua chancela internacional para a vacina TAK003, desenvolvida pela empresa japonesa Takeda e destinada ao combate da dengue. O governo Lula, em janeiro deste ano, anunciou a aquisição do imunizante, estabelecendo como meta a vacinação de 3.2 milhões de pessoas. Com a aprovação da OMS, a vacina está apta a ser adquirida por agências internacionais e a ser distribuída em operações coordenadas pela Unicef e outros organismos.

No ano anterior, em 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia concedido registro para uma nova vacina contra a dengue. A Qdenga, nome comercial para a TAK-003, começou a ser entregue no país em 2024, justamente em meio ao maior surto da doença já registrado no Brasil. Além disso, países como Indonésia, Tailândia, Argentina e a União Europeia também já aprovaram o uso do imunizante.

Em comunicado oficial, a OMS confirmou que a TAK-003 é a segunda vacina contra a dengue e recomenda sua aplicação em crianças de 6 a 16 anos em regiões com alta incidência e intensidade de transmissão da doença. No Brasil, onde a dengue mantém uma tendência de queda em 24 estados e no Distrito Federal nos últimos 7 dias, apenas Maranhão e Mato Grosso permanecem estáveis, sem redução. O Acre, por sua vez, embora tenha registrado queda, ainda demanda atenção.

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 2 mil doses da vacina foram aplicadas no estado do Acre. No país como um todo, foram disponibilizadas 2,6 milhões de doses, evidenciando os esforços do governo brasileiro no combate à dengue e na proteção da população contra essa grave doença transmitida por mosquitos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp