Com ausência de Bocalom e Marfisa, Valtim José volta assumir prefeitura da capital

O secretário da Casa Civil de Rio Branco, Valtim José volta a assumir a prefeitura da capital exercendo o cargo de prefeito em exercício, com as ausências do prefeito Tião Bocalom, e da vice-prefeita Marfisa Galvão. A designação ao cargo foi publicado na edição desta segunda-feira, 20, do Diário Oficial do Estado (DOE).

O prefeito Tião Bocalom precisou se ausentar da cidade para participar de uma cerimônia de premiação do Ranking das Cidades Amigas do 5G e Cidades com Serviços Inteligentes 2024, que acontecerá no salão Nobre do Ministério das Comunicações em Brasília.

Já a vice-prefeita Marfisa Galvão – quem deveria assumir a prefeitura imediatamente na ausência do prefeito – também se encontra fora da cidade. Na sequência, a função de prefeito deveria ser repassado ao presidente da Câmara de vereadores ou qualquer outro vereador, porém, o prefeito Bocalom afirmou em uma entrevista que os vereadores elaboraram um documento em que os mesmos abriam mão de assumir a prefeitura em caso de ausência dos titulares, já que ficariam inelegível por se tornar ordenador de despesa, o que não é permitido em ano de eleição.

Com isso, conforme deliberação no plenário da Câmara Municipal de Rio Branco, em sessão ordinária, ocorrida no dia 07 de maio de 2024, o cargo passa a ser exercido por Valtim José.

Com essa, já é a segunda vez somente no mês de maio, que Valtim assume como prefeito. No último dia 8 de maio, o secretário da Casa Civil já havia assumido a prefeitura. Ele fica no cargo até as 22 horas desta segunda-feira, 20.