Alunos invadem sede do DCE e reitora da UFAC divulga nota de repúdio: “atos lamentáveis”

Um grupo de estudantes que protesta pelo retorno dos serviços administrativos na Universidade Federal do Acre (Ufac) durante período de greve dos técnicos administrativos resolveu invadir a sede do Diretório Central de Estudantes da Ufac (DCE).

O perfil do DCE nas redes sociais divulgou nota sobre a invasão dos estudantes.

“A sede do DCE, com recursos de terceiros (Sindcol), lista do passe livre, documentos dos estudantes, material de renovação dos cartões cedidos pela OCA e toda sua estrutura operacional, acabou de ser tomada por militantes da união da juventude comunista e outros movimentos, que sem motivo plausível, optaram por fazer uma intervenção num espaço que nunca deixou de ser ocupado pelos estudantes”, diz um trecho da nota do DCE.

“Militantes esses que intitulam-se revolucionários e que lutam por uma educação de qualidade, distorcem o verdadeiro inimigo e culpado de estarmos com poucas bolsas, recursos para investimentos, infraestrutura, manutenção e pesquisa na universidade, que é o GOVERNO FEDERAL, presidido pelo presidente Lula”, continua a nota.

A reitora da Ufac, Guida Aquino, também se pronunciou através de nota:

“A Gestão Superior da Universidade Federal do Acre repudia, veementemente, os lamentáveis atos de invasão ocorridos nesta tarde ao Diretório Central de Estudantes da Ufac (DCE), em total afronta aos princípios democráticos, à liberdade de expressão, às organizações e instituições legitimamente constituídas.

A gestão da Ufac promove diálogo constante com a Diretoria do DCE, legitimamente empossada, após a realização de eleições livres e democráticas, por serem representantes da categoria discente desta Ifes, respeitando as opiniões e analisando as demandas apresentadas sempre com cuidado e responsabilidade para a construção conjunta de soluções.

Serão adotadas todas as medidas necessárias para impedir que maiores danos sejam causados à toda comunidade acadêmica e para que se restabeleça a segurança do DCE. Por fim, reafirmamos nosso respeito incondicional aos princípios do Estado Democrático de Direito, à construção de diálogos propositivos, ao movimento estudantil e ao direito à livre manifestação pacífica.”