Uma interrupção inesperada afetou as operações da Estação de Tratamento de Água II (ETA II) em Rio Branco, na noite desta quarta-feira, 1º de maio. O rompimento de um cano em uma das bombas de captação resultou na paralisação das atividades, deixando mais de 50 bairros com o abastecimento de água comprometido. Segundo o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), a quebra do cano reduziu significativamente a vazão de água captada, tornando impossível a continuidade das operações na ETA II, que foi desligada por volta das 21 horas do mesmo dia.
As equipes do Saerb estão mobilizadas para substituir o cano danificado, porém, devido à complexidade da operação, os trabalhos de troca devem começar apenas na manhã desta quinta-feira, 2 de maio. A previsão é de que o sistema seja restabelecido até às 17 horas, após a conclusão dos reparos.
Os bairros impactados abrangem as regiões do Tucumã, Portal da Amazônia (Calafate), Floresta, Santo Afonso (Cidade do Povo) e Comara. Os moradores dessas áreas estão sendo orientados a tomar medidas de precaução até que o abastecimento de água seja normalizado.