A reitora da Universidade Federal do Acre, Guida Aquino, se pronunciou sobre a derrubada do bônus regional de 15% na nota do Enem para o ingresso no curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac). Na quinta-feira, 4, Guida Aquino lamentou a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e afirmou que irá recorrer da decisão.
O órgão judicial de segunda instância acatou, nesta semana, o pedido pelo fim do bônus, feito por um estudante de outro estado. Implementada em 2018, a medida prevê o incremento na nota do Enem para alunos que cursaram todo o Ensino Médio no Acre. O intuito é fixar profissionais no estado, especialmente os da saúde.
O bônus beneficia todos os cursos da Ufac. Porém, a decisão do juiz federal Marllon Sousa derrubou sua validade apenas para a faculdade de Medicina, pleiteada pelo estudante que entrou com o processo na Justiça.
Aquino anunciou que irá recorrer da decisão, com o argumento de que o benefício, aprovado pelo Conselho Universitário (Consu), também possui amparo legal e é utilizado em outras universidades pelo país.