Reitora da Ufac explica processo de federalização da Fundhacre; serão serão mantidos

A Reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, discutiu os avanços em relação à federalização da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), enfatizando que os serviços existentes serão mantidos e expandidos durante o processo de transição para a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Aquino tranquilizou os servidores, assegurando que não serão prejudicados e poderão continuar suas carreiras no Estado.

Ao abordar os impactos positivos esperados, Aquino destacou que a federalização não apenas beneficiará a economia local, mas também melhorará significativamente a assistência em saúde na região. Ela explicou que o próximo passo envolve o envio de um projeto de lei pelo governador Gladson Cameli à Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) para formalizar a doação da Fundhacre à Ufac, permitindo que a Ebserh assuma a administração do hospital.

Aquino ressaltou que a gestão direta do hospital será conduzida pela Ebserh, reconhecida por sua excelência na gestão de hospitais universitários em todo o país. Além disso, ela agradeceu o apoio financeiro do presidente Lula para viabilizar essa iniciativa com o valor de R$ 50 milhões.

É importante observar que, embora a Ebserh tenha uma presença nacional forte na gestão hospitalar, ela não atua nos estados de Rondônia, Roraima e Acre.