30 abril 2024

Patrimônio histórico: a segunda igreja mais antiga de Rio Branco será reformada no Quixadá

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Date:

A igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada no Sítio Histórico do Quixadá, será revitalizado pelo governo do Estado. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 16, pelo presidente da Fundação de Cultura do Estado Elias Mansour (FEM) Minoru Kinpara.

Durante o anúncio feito por meio de um vídeo publicado nas redes da autarquia, Kinpara diz que a cultura e a identidade acreana precisa ser respeitada. “Nós precisamos cuidar dos nossos espaços, e essa igreja está sendo revitalizada com todo carinho, com todo amor, pra devolver pra população. Em respeito à nossa cultura, à nossa história das nossas tradições.” – declarou o presidente da FEM.

Fundada em 1937, a Capela do Quixadá é a segunda igreja mais antiga de Rio Branco. Desde sua missa inaugural no ano supracitado, a capela já realizou inúmeras missas, batismos e até casamentos, e nos dias de hoje ainda é utilizada por fiéis da região, apesar da fragilidade de sua estrutura ocasionada pelo tempo.

O Sítio Histórico do Quixadá é bastante conhecido, não só dos acreanos, mas também do restante do país, quando o local ganhou destaque nacionalmente por ter sido cidade cenográfica da Minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, da autora acreana Glória Perez, atração exibida na Tv Globo, em 2007. A pesar da importância do local para a cultura acreana, apenas a capela será revitalizada, uma vez que o restante do cenário ter sido construído pela emissora carioca, e não fazer parte do patrimônio histórico do Estado.

Últimas