Juiz diz que Acre vive “momento complicadíssimo” com domínio de facções

Nesta última quarta-feira (25), o juiz de direito do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Fábio Alexandre Costa, destacou a mudança substancial na segurança pública do estado desde sua chegada em 2013, ressaltando uma preocupante ascensão das facções criminosas.

Em uma audiência pública convocada pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Acre, a pedido do deputado Arlenilson Cunha (PL), o magistrado enfatizou a realidade atual, lamentando a perda da sensação de segurança que outrora existia.

“Quando cheguei aqui em dezembro de 2013 dizia com orgulho e felicidade para os meus pais como era bom viver aqui no estado do Acre. Ainda é bom, estou falando no aspecto da segurança pública. Dizia a meu pai: ‘pai, aqui eu posso parar num sinal, de madrugada, com vidro baixo, sem ter risco de ser roubado aqui’. Hoje, já não podemos dizer a mesma coisa”. Disse o magistrado

Costa compartilhou também experiências preocupantes, incluindo o envolvimento de cidadãos de bem com atividades criminosas por pressão das organizações ilícitas, e relatou o temor vivenciado por policiais militares, que se veem obrigados a mudar de residência por receio pela própria vida e de seus entes queridos.