A jovem Alice Fernandes Brito Silva, de 18 anos, embarcou para Brasília, capital federal, na manhã desta quinta-feira, 25, para realizar o acompanhamento de sua gravidez. Alice está grávida de gêmeas siamesas unidas pelo tórax e que compartilham órgãos internos como coração e fígado. Após repercussão da mídia local, a jovem conseguiu uma vaga no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), e já tem consulta agendada para amanhã, dia 26.
O caso de Alice repercutiu em todo o estado há cerca de uma semana, após a mídia local contar a história e aflição por conta da condição rara de sua gravidez. Até aquele momento, ela aguardava uma vaga em uma unidade fora do Acre especializada em sua gestação.
Após a repercussão do caso, a gestante recebeu o contato do Complexo Regulador em Saúde do Distrito Federal confirmando a esperada vaga no Hospital Materno Infantil de Brasília.
O caso dela havia sido encaminhado pelo setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) à Central Nacional de Regulação da Alta Complexidade – CNRAC, que faz as buscas por vagas em toda a rede nacional de saúde. Já haviam chegado recusas de algumas unidades por conta do alto grau de complexidade da gestação da paciente.
A jovem embarcou hoje no aeroporto de Rio Branco com destino à Brasília, acompanhada da mãe.