Funcionários da Contax param atividades e protestam contra descontos salariais

Na manhã desta terça-feira (30), um grupo de funcionários da empresa Contax iniciou uma paralisação em resposta a uma notificação da empresa sobre descontos nos salários a partir de junho. A empresa informou que irá descontar dos salários dos funcionários os valores referentes a férias e décimo terceiro salário, que foram adiantados em 2022 durante o período de Recuperação Judicial.

De acordo com a notificação enviada a um dos funcionários, o adiantamento dos valores foi realizado para garantir o recebimento integral das férias e do décimo terceiro naquele ano. No entanto, a partir de junho deste ano, a Contax iniciará o desconto dos saldos adiantados.

Alguns funcionários expressaram indignação com a situação, destacando que terão que devolver à empresa quantias consideráveis, chegando a quase R$ 4 mil, de forma parcelada e com juros. Além disso, os trabalhadores criticaram a falta de transparência da empresa, alegando que os descontos incluem juros por parcelamento que não foram previamente acordados.

Os funcionários também mencionaram outras insatisfações, como a demora no pagamento do aumento do salário mínimo e do retroativo, que ainda não foram efetuados pela empresa.