30 abril 2024

Francineudo Costa é inocentado da acusação de compra de votos na eleição de 2022

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Date:

Em uma entrevista exclusiva, Francineudo Costa, ex-candidato a deputado estadual nas eleições de 2022, compartilhou sua experiência sobre o incidente que marcou sua campanha política. No dia 2 de outubro daquele ano, após exercer seu direito de voto na Escola Frei Tiago Maria Matioli, Francineudo foi detido sob acusação de compra de votos.

Segundo o relato de Francineudo, ele foi abordado por agentes do Ministério Público em frente à sua residência, momentos após ter votado. Alegações de compra de votos foram feitas sem apresentação imediata de provas concretas; “Sem nenhuma prova, uma das pessoas, que era um policial militar, apontou uma arma para mim, e aí começou a gritar que eu estava comprando voto, me jogaram dentro do carro e me levaram para a Polícia Federal”, relatou Francineudo.

Após um processo tumultuado, que se estendeu por um ano e sete meses, o caso foi encerrado com a extinção e arquivamento definitivo do processo contra Francineudo Costa.

“O promotor que foi designado para fazer a acusação, ele chegou na audiência e direcionou para o juiz que estava julgando o caso, que o Ministério Público não tinha nada para me acusar porque não havia nenhum elemento comprobatório que constatava que em algum momento do dia da eleição eu tivesse comprando voto.” afirmou.

Durante esse período, Francineudo destacou o impacto emocional e político que a prisão injusta causou em sua vida. Apesar das dificuldades enfrentadas, ele expressou sua determinação em seguir adiante, agora como pré-candidato a vereador.

Últimas