17 maio 2024

Estudantes da Ufac preparam manifestação contra derrubada do bônus regional

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Date:

Estudantes universitários e secundaristas estão se unindo em um movimento que estão chamando de “Movimento 19 de abril”, com o objetivo de reivindicar o retorno do bônus regional, retirado devido a uma decisão judicial. A mobilização está marcada para o dia 19 de abril, às 15 horas, na Praça da Revolução, onde os manifestantes realizarão uma passeata pelo centro da cidade.

O bônus regional, que anteriormente concedia um aumento de 15% na nota final do Enem para os estudantes que cursaram o ensino médio completo no estado foi derrubado pelo juiz federal Marllon Sousa, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que deferiu liminar a um estudante que entrou com ação contestando o sistema de bonificação em várias unidades federais. O juiz argumentou que o sistema de bonificação viola o princípio da igualdade de oportunidades e gera disparidades. O autor da ação, Caio Augustus Camargos Ferreira, argumentou que a Lei nº. 12.711/2012, que regula o acesso a universidades e instituições federais, não contempla esse tipo de benefício, e que o aumento nos pontos não deveria ser estabelecido por meio de resoluções.

O Movimento 19 de abril surge como uma resposta à retirada desse benefício, com estudantes de diversas instituições de ensino superior e secundário unindo forças para pressionar as autoridades a reverterem a decisão e restabelecerem o bônus regional.

Segundo os organizadores a manifestação promete ser um momento de união e protesto pacífico, onde os participantes expressarão suas preocupações e demandas por meio de cartazes, faixas e discursos. A passeata pelo centro da cidade servirá como uma forma de chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a importância do bônus regional na promoção da igualdade de oportunidades e no acesso à educação.

Além da manifestação pública, os organizadores do Movimento 19 de abril também estão planejando ações de conscientização e engajamento nas redes sociais, visando ampliar o alcance da mobilização e mobilizar um maior número de pessoas em apoio à causa.

Últimas