domingo, 20 abril 2025

Defesa Civil diz que seca em 2024 em Rio Branco promete superar os últimos anos

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Há menos de um mês em que o nível do Rio Acre batia a cota de quase 18 metros, o manancial chegou a registrar 4,33 metros na manhã desta quinta-feira, 4, na capital, regredindo mais de 13 metros em menos de um mês. De acordo com coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, a situação é preocupante, haja vista ainda estarmos em período de inverno.

Diante da situação e do baixo nível do manancial, Falcão diz que este ano haverá uma ‘possível seca severa’, podendo ser batido o recorde de 2022, no qual havia sido a pior seca registrada dos últimos anos em Rio Branco, quando o rio chegou a registrar 1,25 metro. “O ano passado, que ele já estava nessa mesma data acima de 17 metros, nós chegamos numa cota mínima de 1 metro e 37. Então, esse ano nós podemos bater o recorde de 2022 que é de 1 metro e 25, chegando a um nível bem mais baixo.” – disse Falcão.

O titular da Defesa Civil do município ainda afirma, que o órgão já começou a fazer a atualização de 2 planos, sendo o Plano de Exaurimento Hídrico e o Plano contra as queimadas.

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Publicidade