Defesa Civil diz que seca em 2024 em Rio Branco promete superar os últimos anos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Há menos de um mês em que o nível do Rio Acre batia a cota de quase 18 metros, o manancial chegou a registrar 4,33 metros na manhã desta quinta-feira, 4, na capital, regredindo mais de 13 metros em menos de um mês. De acordo com coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, a situação é preocupante, haja vista ainda estarmos em período de inverno.

Diante da situação e do baixo nível do manancial, Falcão diz que este ano haverá uma ‘possível seca severa’, podendo ser batido o recorde de 2022, no qual havia sido a pior seca registrada dos últimos anos em Rio Branco, quando o rio chegou a registrar 1,25 metro. “O ano passado, que ele já estava nessa mesma data acima de 17 metros, nós chegamos numa cota mínima de 1 metro e 37. Então, esse ano nós podemos bater o recorde de 2022 que é de 1 metro e 25, chegando a um nível bem mais baixo.” – disse Falcão.

O titular da Defesa Civil do município ainda afirma, que o órgão já começou a fazer a atualização de 2 planos, sendo o Plano de Exaurimento Hídrico e o Plano contra as queimadas.

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp