30 abril 2024

Após negar que já foi de esquerda, vídeo mostra que Roberto Duarte já apoiou Marina Silva

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Date:

O deputado federal Roberto Duarte, atualmente filiado ao Republicanos no Acre, tem sido uma figura central no cenário político local, especialmente em meio às discussões sobre alianças partidárias e posicionamentos ideológicos. No entanto, uma análise mais profunda de sua trajetória revela uma jornada marcada por diferentes filiações partidárias e alinhamentos ideológicos.

Antes de sua associação com o Republicanos, Roberto Duarte fez parte do Partido Mobilização Nacional (PMN), uma legenda com orientação socialista democrática, como diz seu estatuto. Essa filiação lança luz sobre as raízes ideológicas de Duarte e sua história política anterior às atuais disputas partidárias.

Um dos momentos mais notáveis de sua carreira política foi seu apoio à então candidata Marina Silva durante a eleição presidencial de 2014. Marina Silva, que já havia sido filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e posteriormente migrou para partidos alinhados à esquerda, como o Partido Verde (PV) e a Rede, representava uma figura emblemática da política brasileira, especialmente entre os defensores das causas ambientais e sociais.

Veja o vídeo de Roberto Duarte apoiando a Marina:

O apoio de Duarte a Marina Silva em 2014, após a trágica morte do candidato Eduardo Campos, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), demonstra sua flexibilidade política e sua disposição para apoiar candidatos de diferentes espectros ideológicos, mesmo quando sua própria filiação partidária poderia sugerir outra inclinação.

No entanto, o atual posicionamento de Duarte, expresso em suas críticas ao pré-candidato à prefeitura de Rio Branco, Marcus Alexandre, e sua recusa em dialogar com figuras associadas à esquerda, como destacado em seu recente pronunciamento ao blog do Crica, levanta questões sobre a coerência política e as mudanças de orientação ao longo do tempo.

 

Últimas