Alunos da UFAC vão protestar contra decisão da Justiça Federal de reverter o bônus regional

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Os estudantes da Universidade Federal do Acre (UFAC) estão se mobilizando para protestar contra a decisão da Justiça Federal de revogar o bônus de 15% concedido aos alunos que cursaram toda a sua vida escolar na rede pública do Acre. O movimento está marcado para esta sexta-feira, dia 19, às 15h, na Praça da Revolução, contando com o apoio da Associação de Docentes da UFAC (ADUFAC), dos estudantes do ensino médio e todos que são contra a decisão da justiça federal.

Em 2018, a UFAC implementou o Bônus Regional com o intuito de ampliar a matrícula de estudantes acreanos em seu campus. Contudo, neste mês de abril, a Justiça Federal reverteu o acréscimo de 15% na nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), atendendo a uma petição apresentada pelo estudante do Distrito Federal, Caiu Augustus Camargos Ferreira, que moveu um processo para anular o bônus.

Em uma entrevista exclusiva, Samina Japiassú, aluna do sétimo período de Ciências Sociais na Universidade Federal do Acre (UFAC) e militante do Movimento por uma Universidade Popular (MUP) e da União da Juventude Comunista (UJC), compartilhou sua visão sobre a manifestação que está ocorrendo em resposta à possível revogação do Bônus Regional.

“A mobilização se deu por conta da derrubada do Bônus Regional, que se for aprovada, vai afetar o ingresso de estudantes que estudaram a vida toda aqui no estado do Acre, assim precarizando ainda mais o desenvolvimento educacional da nossa região”, explicou Japiassú.

Ela também ressalta: “O bônus tem amparo legal, visto que outras universidades federais também já aderiram com esse mesmo objetivo, de priorizar estudantes da região. Para o magistrado, a bonificação ‘fere o princípio da isonomia e cria desigualdade’, sendo que a educação no Acre já é extremamente desigual. Derrubar o Bônus só irá precarizar ainda mais o que já está desigual”.

Os organizadores do “Movimento 19 de Abril: Bônus Regional Fica” contam com o apoio de todos para garantir o futuro dos futuros alunos que desejam ingressar na UFAC.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp