Ícone do site Folha do Acre

Socorro Neri repudia fala de João Marcos a Elzinha onde a chama de “rata de alagação” e cobra retratação do vereador

Por Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Em uma Nota de Repúdio publicada pela deputada federal Socorro Neri (PP), em suas redes sociais nesta sexta-feira, 01, a parlamentar repudia veementemente a atitude do vereador de Rio Branco, João Marcos Luz (PL), onde o mesmo chamou sua colega de parlamento, a vereadora Elzinha Mendonça (PSB) de “rata de alagação”, na sessão da última quinta-feira, 29 de fevereiro na Câmara dos Vereadores de Rio Branco.

Em nota Neri, desaprova a utilização do termo pejorativo proferida pelo vereador contra a colega. A parlamentar federal enfatiza que o termo é um desrespeito não só a vereadora Elzinha, mas também à todos que estão se solidarizando nesse período de enchentes que atingem o Acre. A deputada cobra uma retratação pública por parte de Luz e recomenda que as autoridades competentes tomem as devidas providências.

Veja a nota:

É com repúdio e indignação que venho manifestar minha consternação diante das palavras misóginas proferidas pelo vereador João Marcos Luz contra a vereadora Elzinha Mendonça durante a sessão legislativa de quinta-feira, 29, na Câmara de Vereadores de Rio Branco

A utilização do termo pejorativo “rata de alagação” para se referir a uma colega parlamentar é completamente inaceitável e demonstra um total desrespeito não apenas à vereadora Elzinha, mas a todas as pessoas que estão se solidarizando neste momento tão preocupante que muitos acreanos estão passando.

Como representante do povo e defensora dos direitos das mulheres, repudio veementemente essa atitude, que não condiz com os princípios democráticos e éticos que regem nossa sociedade. E inadmissível que em pleno século XXI ainda tenhamos que presenciar discursos carregados de misoginia e desrespeito no ambiente político.

É fundamental que se tenha uma retratação pública por parte do vereador João Marcos Luz, e que as autoridades competentes tomem as providências cabíveis diante deste episódio lamentável. Não podemos permitir que discursos de ódio e discriminação continuem a ferir a dignidade das mulheres.

Que este repúdio sirva como um alerta para que atitudes de intolerância e machismo sejam erradicadas de uma vez por todas do cenário político e social brasileiro.

Sair da versão mobile