Procon e Ministério Público fiscalizam alta de preços em comércios de Tarauacá em meio à enchente

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Em meio as cheias dos rios que atingem boa parte dos municípios do Acre, o Procon juntamente Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), realizaram uma operação para verificar e coibir a prática do aumento abusivo de preços nos comércios no município de Tarauacá-Ac, após o recebimento de diversas denúncias por parte da população.

De acordo com informações dos órgãos delegados nesta operação, devido à inúmeras denúncias da população acerca da alta dos preços em produtos de utilização essencial, como gêneros alimentícios e produtos de higiene e limpeza nos comércios da região, os órgãos estão investigando as denúncias e realizaram um serviço de fiscalização em quatro estabelecimentos, onde dois deles o acesso só foi possível via fluvial. Na oportunidade, os comerciantes foram alertados sobre a proibição do aumento de precisão sem motivação em situações de calamidade pública, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC), visando assegurar que práticas abusivas não prejudiquem ainda mais a população que já sofrem com as cheias.

A diretora regional do Procon em Tarauacá, Laura Késsia, disse que após a diligência, recebeu de moradores, fotos em que comprovavam que os estabelecimentos reduziram os valores e até lançaram promoções para ajudar aos desabrigados pelas cheias. “Desempenhamos um papel fundamental, fiscalizamos e orientamos os fornecedores sobre o aumento do produto sem justificativa, após a nossa visita, recebi fotos com a comprovação que estabelecimentos reduziram os valores de produtos e até realizaram promoções para ajudar a população.” – relatou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp