24 abril 2024

Peru, Hong Kong e Estados Unidos são os maiores compradores da produção acreana

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Date:

Em 2023, a Mesorregião Vale do Acre, mais especificamente o Regional Baixo Acre, viu suas exportações prosperarem, totalizando mais de 7,5 milhões de dólares, o equivalente a incríveis 34 milhões na cotação atual. Os protagonistas desse cenário foram Peru, Hong Kong e Estados Unidos, que lideraram as transações.

No âmbito das exportações de produtos, o destaque ficou para o Peru, que adquiriu 46.1% (2.64M de Kg) dos produtos da região, seguido por Hong Kong (18.5%) e Estados Unidos (14.8%). Em termos financeiros, Hong Kong se destacou, contribuindo com 30.6% (2,29M de dólares), seguido por Estados Unidos (2,6%) e Peru (23,9%).

A indústria madeireira da Mesorregião Vale do Acre também teve papel relevante, movimentando 1.78M de dólares em negociações com países como Estados Unidos, Bélgica e China. Nesse setor, os Estados Unidos lideraram as importações, seguidos por Bélgica e China.

No segmento de frutas, cascas de frutos cítricos e de melões, Peru novamente se destacou como principal importador, adquirindo 73.6% (786k de Kg) dos produtos, seguido pelos Estados Unidos (22.5%) e Vietnã (1.5%).

Em relação a carne e miudezas comestíveis, o Peru manteve sua posição de destaque, importando 47.9k de kg, resultando em um valor estimado de 1.46 milhões de dólares. As transações entre Hong Kong e Acre movimentaram 204k de dólares, destacando a relevância econômica desse setor.

Por fim, no ramo de calçados, polainas e artefatos semelhantes, o Peru também foi um importante parceiro, recebendo 667kg, o que representou um movimento de cerca de 10.4k de dólares. Este cenário reforça a diversificação e a robustez da economia da Mesorregião Vale do Acre, consolidando sua presença no mercado internacional.

Os dados são fornecidos pela MDIC – Exportações e Importações por Município e Posição do Sistema Harmonizado (SH4). Base de dados do sistema Comex Stat do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) com as informações detalhadas por domicílio fiscal (UF e Município) da empresa exportadora/importadora e por Posição do Sistema Harmonizado (SH4) dos produtos exportados/importados. São apresentados dados de quilograma líquido e valor dólar FOB (US$) de cada produto por ano e mês.

Últimas