28 abril 2024

Oito municípios iniciam processo de recuperação e limpeza das ruas após a baixa dos rios

Redação Folha do Acre

Date:

Com base na atualização dos dados sobre o nível dos rios do Acre às 6h desta quinta-feira, 7, os municípios onde os mananciais se encontram abaixo da cota de transbordamento são Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Tarauacá e Feijó.

Em grande parte desses municípios, as famílias atingidas e o poder público já trabalham nas ações de retorno das famílias, como o desmonte dos abrigos temporários e a ativação plena do funcionamento de serviços básicos que haviam sido paralisados, como água e energia.

Guiadas por orientações de profissionais estaduais, as prefeituras locais garantiram a captação de recursos do governo federal para impulsionar ações nas áreas de saúde, assistência social e infraestrutura, visando à reconstrução das comunidades.

“No momento de dificuldade, o Estado prestou todo o apoio possível para as prefeituras municipais e buscou minimizar os danos humanos, sociais e materiais, prezando pela vida e pelo patrimônio dos acreanos”, destaca o coronel Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil Estadual.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) também tem prestado um importante papel de apoio às prefeituras, com a remoção de entulhos, destroços e lama após as enchentes. O órgão governamental tem atuado nas vias mais afetadas pelos transbordamentos, com o objetivo de garantir a recuperação e a limpeza das ruas, proporcionando um ambiente seguro e limpo aos moradores.

Municípios do Acre irão receber R$ 2,3 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social para executar ações de acolhimento emergencial. Foto: Pedro Devani/Secom

Agência de Notícias do Acre

Últimas