Obra da nova maternidade de Rio Branco atinge 20% de conclusão; previsão de entrega até agosto, diz governo

Iniciada em agosto do ano passado, a construção da nova maternidade de Rio Branco, localizada às margens da Avenida Presidente Médici, no bairro Canaã, segundo distrito da capital, a obra já atinge 20% de conclusão de acordo com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). O investimento total é de mais de R$ 10 milhões. A primeira etapa está orçada em R$ 29,3 milhões, foi iniciada em agosto de 2023 e tem previsão de entrega para agosto deste ano.

Pré-denominada “Maternidade Marieta Messias Cameli”, a nova maternidade contará com 150 leitos de enfermaria clínica e obstétrica; 16 salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP); 7 salas de cirurgia e de parto cesariano; 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto; 30 leitos de UTI neonatal; 30 leitos de unidade de cuidados intermediários (UCI); e 15 leitos de UCI canguru. A unidade ainda terá a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, para atender gestantes de alto risco.

O secretário de Estado de Obras Públicas, Ítalo Lopes destaca a importância das obras públicas para a população de uma forma geral. “Obras públicas levam dignidade aos usuários dos serviços públicos, salubridade aos servidores e oportunidades de trabalho e renda aos operários da construção civil, com valorização das empresas locais, fomentando a economia acreana”. – pontuou o titular da Seop.

A Seop afirma que de acordo com que cada etapa da obra vai ficando pronta, vai sendo entregue e cabe à Secretaria de Saúde (Sesacre) iniciar os serviços.