27 abril 2024

Médico acreano morre vítima de pancreatite após passar mal durante plantão no Rio Grande do Sul

Redação Folha do Acre

Date:

O médico indígena da etnia hunikuin, Ornaldo Baltazar Sena Ibã, 34 anos, natural do município do Jordão (AC), faleceu no sábado (16) vítima de pancreatite necrosante no Hospital Universitário de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

De acordo com informações apuradas pelo jornalista Altino Machado, Ornaldo sentiu dores durante um plantão médico e no outro dia procurou ajuda e foi imediatamente encaminhado para o Hospital Universitário de Santa Maria com insuficiência respiratória. Ele estava internado há um mês e no último sábado não resistiu às complicações da doença e faleceu.

Ornaldo deixou o município isolado de Jordão aos 22 anos de idade e foi estudar medicina na Universidade de São Carlos, no interior de São Paulo. Ele é filho do pajé e agente de saúde Francisco Sereno Sena, da aldeia Novo Segredo, em Jordão.

O médico acreano estava morando na cidade de Santa Maria onde trabalhava no Hospital Universitário desde o início da pandemia de COVID-19.

O corpo chegará a Rio Branco às 22 horas da noite deste domingo e será velado no cemitério Morada da Paz, onde será enterrado às 10 horas da manhã de segunda-feira (18).

Últimas