Ícone do site Folha do Acre

Governador, ministros e bancada federal fortalecem aliança para enfrentar a cheia nos municípios acreanos

Por Agência de Notícias do Acre

Os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, desembarcaram no estado do Acre nesta segunda-feira, 4, para uma visita às áreas atingidas pelas cheias dos rios. A comitiva, liderada pelo governador Gladson Cameli, priorizou a cidade de Brasileia como ponto de partida, mas o foco da ação se estende a todos os 19 municípios atingidos pela cheia dos rios.

As cidades de Brasileia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Plácido de Castro e Xapuri foram algumas das cidades mais atingidas pela cheia. Nesse contexto, a união institucional ganhou destaque, promovendo um encontro que reuniu não apenas ministros e o governador, mas também os prefeitos desses municípios e representantes da bancada federal do Acre. A presença dos líderes municipais fortaleceu a abordagem regional do evento, ressaltando que a resposta coordenada abrange todos os lugares do estado.

O governador Gladson Cameli, ao visitar Brasileia pela terceira vez em menos de duas semanas, enfatizou que o compromisso do Estado se estende a todos os 19 municípios afetados pela cheia, e que este é um momento de união para a reconstrução do que foi afetado.

“Em parceria com a bancada federal, a prefeitura municipal e os nossos ministros presentes, pretendemos avançar nesse processo não apenas de recuperar as cidades atingidas, mas pensar em soluções, ou daqui a 11 meses passaremos por tudo isso de novo. Agradeço pela presença de vocês, que demonstra o compromisso que o Estado possui. O governo federal tem se mostrado disponível, como o ministro sempre ligando, e eu tenho externado isso publicamente a toda a equipe municipal, estadual e federal. A nossa bancada de parlamentares, os poderes judiciários, as instituições, todos estão se prontificando para ajudar. Precisamos da ajuda de cada um de vocês. Reitero meu compromisso de abraçar esse projeto de levar áreas mais atingidas de Brasileia para a parte alta da cidade, em parceria com todos, dentro das possibilidades do Estado”, destacou o governador Gladson Cameli.

Trabalho ininterrupto

Antes do ápice da cheia, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre, em parceria com a Defesa Civil Estadual e Municipal, já coordenava ações preventivas em diversas localidades. A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) enviou cestas básicas e água mineral para os municípios atingidos. Além disso, a mobilização de recursos humanos e financeiros se estendeu a toda a região, com o governo do Acre decretando situação de emergência nos 19 municípios afetados pela cheia.

Sair da versão mobile