Gabigol pega dois anos de suspensão por tentativa de fraude em antidoping

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O jogador de futebol do Flamengo, Gabriel Barbosa – mais conhecido como gabigol, foi suspenso por dois anos por fraude do exame antidoping. O julgamento teve início na semana passada e foi concluído nesta segunda-feira, 25, pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), em sessão que durou pouco mais de duas horas.

A pena começou a valer a partir do dia 8 de abril de 2023, data em que foi realizada a coleta de exames no CT do clube carioca. O regulamento antidopagem prevê que a pena passa a valer a partir da coleta do material genético, mesmo que o jogador estivesse em atividade no último ano. Sendo assim, ele ficará impedido de jogar até abril de 2025.

A vice-presidente do TJD-AD, Selma Melo, explicou que houve “atraso substancial” entre a coleta em abril de 2023 e a denúncia no fim do ano passado. Gabigol foi acusado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação. Mas o jogador pegou dois anos por previsão de redução de pena em casos de “comprovação de circunstâncias excepcionais”.

O julgamento foi apertado, com o placar de 5 a 4 foi decidido a favor da punição do atleta do rubro-negro carioca. A defesa do jogador poderá recorrer da decisão.

 

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp