Energisa lidera ranking de empresas com maior número de reclamações, diz Procon

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) realizou, nesta sexta-feira, 15, data em que se comemora o Dia Internacional do Consumidor, a divulgação do Cadastro e Reclamações Fundamentadas, documento em que se divulga o ranking das empresas que obtiveram o maior número de reclamações no ente, durante o ano de 2023. O evento, que inaugura a Semana do Consumidor, foi realizado na sede do instituto.

As dez empresas mais reclamadas no órgão foram: Energisa, Claro, Banco Bradesco, OI, Banco do Brasil, Banco Pan, Telefônica Brasil, Banco Daycoval, Banco Santander e Caixa Econômica Federal.

Toda a listagem consta no Diário Oficial do Estado (DOE). A publicação visa dar publicidade à sociedade quanto à conduta de fornecedores, incentivá-los à melhoria contínua, assim como informar os consumidores e subsidiar políticas públicas.

Conforme dados do Procon em 2023, a autarquia recebeu mais de 17.928 mil atendimentos, realizados de maneira presencial, via telefone e online. Os
tipos de atendimento do Procon são: denúncia, consulta e reclamação, das quais foram registradas no Cadastro de Reclamações Fundamentadas, 5.580 reclamações que se tornaram procedimentos administrativos, com observância ao devido
processo legal, o que representa um aumento de mais de 25% em relação ao ano anterior.

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, ressalta que o órgão é a primeira instituição pública que o consumidor procura quando se depara com um problema sobre a relação de consumo.

“O Procon tem a finalidade de planejar, coordenar e executar a política pública de defesa do consumidor no estado do Acre. Somos nós que realizamos o atendimento ao consumidor para recebimento de reclamações de consumo e endividamento, realizamos a educação para o consumo para todos os públicos, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos, que são vulneráveis, e também orientamos e fiscalizamos os estabelecimentos comerciais do estado”, salienta.

A diretora Administrativa do Procon/AC, Camila Lima, explica que o cadastro de reclamações fundamentadas nada mais é do que a demonstração das empresas que mais são reclamadas, as empresas que atendem às demandas dos consumidores e as empresas que não atendem às demandas.

“Com isso buscamos dar publicidade à sociedade de como está a relação dos empresários, dos lojistas com a preocupação no cumprimento das normas de Defesa do Consumidor e também buscar um melhoramento desse serviço para aquelas empresas que estão no ranking como empresas que não atendem e não conciliam junto ao Procon, às demandas que são registradas aqui”, destaca.

A programação da Semana do Consumidor será realizada até a próxima sexta-feira, 22, e conta com uma vasta programação, dentre elas, a Cerimônia de Premiação do Programa Rota da Qualidade 2023, realizada em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/AC). Serão realizados mutirões de renegociação de dívidas, ações fiscalizatórias, palestra e distribuição de material educativo nos centros comerciais da capital e do interior do estado.

Fonte: A Tribuna