Defesa Civil não descarta nova cheia no Rio Acre e transbordamento de igarapés na capital

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil do município de Rio Branco, afirmou na manhã deste sábado, 9, sobre uma possível nova enchente chamada de “repiquete” no Rio Acre e transbordamento dos igarapés da capital. O coordenador alerta para as fortes chuvas no início de março e diz que não descarta a possibilidade.

De acordo com Falcão, não existe mais a possibilidade de ultrapassar a cota máxima, porém, o risco do nível do rio voltar a subir é real e necessita da atenção redobrada da Defesa Civil. O coordenador afirma que só nos oito primeiros dias de março, choveu a metade do esperado para o mês inteiro, portanto, se faz necessário à população continuar em alerta. “Mas não existe o risco de ele ultrapassar sua cota máxima.
Agora, sobre a questão dos igarapés, a gente precisa ficar sempre atento, porque basta chover 50 ou 70 mm para eles aumentarem bastante.” – comentou Falcão.

O chefe da Defesa Civil garantiu que uma enchente nos igarapés é mais provável neste momento. “O risco é grave porque o Rio Acre está muito cheio e represa, especialmente, o Igarapé São Francisco, que faz parte de uma bacia enorme de Rio Branco. O risco de enxurradas permanece durante todo o período de chuvas.” – concluiu.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp