27 abril 2024

Comer carne vermelha na Semana Santa é infração de mandamento, diz padre

Redação Folha do Acre

Date:

Na Sexta-Feira Santa, os católicos em todo o mundo observam um dia de profundo significado espiritual, marcado pela lembrança da crucificação de Jesus Cristo. Durante esse período, a Igreja Católica recomenda aos fiéis que pratiquem o jejum e a abstinência de carne vermelha como uma forma de honrar o sacrifício de Cristo.

Padre Manoel Costa, reitor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré em Rio Branco, ressalta que a Semana Santa é um tempo de reflexão e renovação da fé cristã. Ele explica que o consumo de peixe nesse dia tem uma importância simbólica profunda para os católicos. Além de ser uma opção mais leve para o jejum, o peixe também é visto como um símbolo de pacificação, lembrando os fiéis do perdão e da serenidade de Jesus diante de sua crucificação. Além disso, o peixe é associado à identidade dos cristãos, já que a palavra “peixe” é escrita da mesma forma em grego que “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador” (Ichthus ou ΙΧΘΥΣ, em grego antigo).

Quanto à questão de consumir carne vermelha na Sexta-Feira Santa, Padre Manoel enfatiza que a prática vai contra os preceitos da Igreja Católica e é considerada uma violação dos mandamentos eclesiásticos. Ele destaca que seguir as orientações da igreja durante a Semana Santa é uma forma de demonstrar respeito e devoção à fé cristã.

Últimas