A em entrevista à TV 5 nesta sexta-feira (1), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, disse que já enviou ao governo federal um plano de ação, necessário para liberação de recursos federais diante do Estado de Emergência que se encontra a capital acreana devido à enchente ocasionada pelo Rio Acre.
“O ministério reconheceu sumariamente e graças a Deus, as coisas andaram bem. Todos estão preparando seu plano de trabalho. Rio Branco apresentou um plano de R$ 7,2 milhões”, disse.
O prefeito explicou que os recursos devem começar a serem liberados na próxima semana e serão empregados no auxílio às vítimas da enchente.
O Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento no último sábado (25) e hoje atingiu a marca de 17,28 metros, segundo medição das 9 horas divulgada pela Defesa Civil municipal.
O boletim mais recente divulgado pelo Governo do Estado aponta que em Rio Branco a cheia atingiu 40 bairros e há 11 abrigos para 1.339 que estão desabrigadas.
Além disso, há 954 desalojadas, ou seja, deixaram suas casas mas estão nas residências de parentes ou amigos. (O Palaciano)