Adailton cobra pagamento do piso da enfermagem aos servidores em desvio de função e sugere paralisação geral

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Nesta segunda-feira (18), o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Acre e deputado estadual, Adailton Cruz, liderou uma assembleia geral em conjunto com o sindicato SPATE e o SINTESAC, convocando os profissionais de enfermagem que estão em desvio de função. O objetivo principal do encontro foi esclarecer por que esses profissionais não estão recebendo o complemento do piso da enfermagem.

Cerca de 1016 profissionais encontram-se nessa situação, muitos dos quais desempenham suas funções há mais de duas décadas como técnicos e auxiliares de enfermagem. Agora, enfrentam a injustiça de não receberem o auxílio devido por estarem em desvio de função.

“É uma injustiça que há mais de 20 anos atuam como profissionais de enfermagem técnicos e auxiliares de enfermagem e agora, na hora de receber uma ajuda, não têm direito por estarem em desvio de função”, declarou Adailton Cruz.

Em resposta a essa situação, o deputado e presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Acre já solicitou esclarecimentos ao Ministério da Saúde, que se posicionou sobre o assunto. Como próximo passo, está agendada para o dia 26 de abril uma audiência pública na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Nessa audiência, estarão presentes o secretário de fazenda, o secretário de saúde, o secretário do gabinete civil e representantes dos sindicatos e dos trabalhadores afetados.

O objetivo da audiência é exigir que o piso seja pago aos profissionais de enfermagem em desvio de função, mesmo que o governo federal não envie os recursos necessários. Caso isso aconteça, o governo estadual será instado a utilizar recursos próprios para corrigir essa injustiça.

Além disso, no mesmo dia 26 de abril, os sindicatos estarão deflagrando uma paralisação geral em todo o estado em apoio a esses servidores. Essa medida é uma resposta à demanda que não está sendo honrada e visa pressionar as autoridades a tomarem as medidas necessárias para resolver a situação dos profissionais de enfermagem em desvio de função.

Adailton Cruz reforçou seu compromisso em lutar pelos direitos desses trabalhadores e prometeu continuar empenhado até que a questão seja resolvida de maneira justa e satisfatória para todos os envolvidos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp