O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, afirmou em coletiva à imprensa na manhã de sábado (24) que, de acordo com dados repassados a ele pela Defesa Civil, a tendência é de que o Rio Acre continue subindo e atinja 16 metros nas próximas 48 horas.
Bocalom afirmou que há informações de que as chuvas se intensificarão nas próximas horas e, consequentemente, o manancial subiria o nível.
“Haverá mais chuvas e infelizmente a perspectiva é que o rio chegue a 16 metros nas próximas 48 horas. Precisamos estar preparados”, frisou.
A respeito de providências para atender os desabrigados, o prefeito afirmou que toda a estrutura para receber as famílias no Parque de Exposições e escolas municipais já está pronta, que a prefeitura estará pronta para enfrentar o desafio se acontecer mais uma grande enchente e afirmou que famílias já se encontram nos abrigos municipais.
Bocalom que esteve logo cedo em visita ao Parque de Exposições, onde funciona um grande abrigo, afirmou que toda a estrutura foi reforçada, a limpeza foi feita e o local terá todas as condições estruturais e de higiene para receber os desabrigados.
“Nossa equipe está de prontidão para atender as pessoas vítimas da enchente. Faremos tudo para que o junto seja o menor possível para as pessoas que enfrentam este momento”, declarou.
Bocalom afirmou ainda que os igarapés já baixaram o volume das águas e atribuiu isso ao trabalho feito pela prefeitura de desobstrução e limpeza dos mananciais.