22 junho 2024

Rio Acre chega a 16,20 metros e atinge mais de 60 mil pessoas em Rio Branco

Redação Folha do Acre

Date:

O governador do Acre, Gladson Cameli, publicou no dia 25 de fevereiro, o documento número 11.414, que decreta estado de emergência em 17 dos 22 municípios acreanos em decorrência das inundações causadas pela elevação dos níveis dos rios e também igarapés.

O Rio Acre está acima da cota de transbordo e na manhã desta terça-feira, 27, chegou a 16,20 metros, em Rio Branco.

As forças de segurança e secretários de governo estiveram reunidos, na segunda-feira, 26, para planejar estratégias para atuação e socorro dos mais de 11 mil afetados pelas enchentes.

Durante a reunião as autoridades debateram sobre o quadro situacional da capital em relação às ações conjuntas com a Prefeitura de Rio Branco, apoio aos demais municípios, nivelamento de informações, ações da polícia nas áreas alagadas, entre outros assuntos.

O município isolado de pouco mais de 9 mil habitantes, Jordão, segue como uma das cidades mais críticas com 80% da população atingida pelas águas do Rio Tarauacá.

Nas dez cidades mais críticas, há 58 abrigos públicos atendendo 5.402 pessoas desabrigadas. Além disso, há 5.720 pessoas desalojadas, ou seja, que foram para casa de familiares ou amigos.

Veja os números por cidade:

Rio Branco

Pessoas desabrigadas: 634

Pessoas desalojadas: 414

Nº de bairros atingidos: 34

Abrigos: 10

Últimas