20 junho 2024

Previsão alerta para mais chuvas em Rio Branco nesta sexta-feira

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Date:

De acordo com o site “O tempo aqui”, do pesquisador meteorológico Davi Friale, nesta sexta-feira, datada de 23 de fevereiro de 2024, as condições atmosféricas se mostram instáveis, úmidas e abafadas, com chuvas previstas a qualquer hora predominando em diversas localidades, incluindo Acre, Rondônia, sul do Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia (planícies) e Peru (região de selva). Em muitas dessas áreas, destaca-se a possibilidade de chuvas fortes, acompanhadas de raios, especialmente em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Peru (selva) e Bolívia.

Contrastando essa previsão, as regiões central, noroeste, norte e leste do Amazonas experimentarão um tempo quente, com a presença marcante do sol. Contudo, não se descarta a possibilidade de chuvas em alguns pontos dessas áreas.

Focando na previsão específica para o Acre nesta sexta-feira, podemos observar variações nas condições climáticas de acordo com as microrregiões:

– Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, localizadas no leste e sul do estado, o clima será caracterizado por temperaturas quentes e abafadas, com presença de sol, muitas nuvens e ocorrência de chuvas pontuais, podendo ser intensas em determinadas áreas. A probabilidade média de chuvas fortes persiste, enquanto os ventos sopram de forma fraca a calma, com rajadas moderadas, predominantemente do norte e com variações de noroeste e nordeste.

– Já nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, representando o centro e oeste do estado, antevê-se um dia quente e abafado, com sol, nuvens e chuvas passageiras e pontuais. A probabilidade de chuvas fortes é considerada baixa, e os ventos seguem entre fracos e calmos, com rajadas moderadas, direcionados do norte e com variações de noroeste e nordeste.

As temperaturas mínimas e máximas variam em diferentes localidades do Acre, proporcionando uma amplitude térmica característica da região.

Em resumo, a sexta-feira reserva uma dinâmica atmosférica diversificada, mantendo, no entanto, a coesão e coerência nas previsões para as distintas regiões mencionadas.

Últimas