Na noite de segunda-feira, 26, a espera pelo transporte cotidiano na UFAC foi repleta de surpresas inesperadas. O horário programado para o último ônibus que circula pelo campus passou sem sinal do veículo, deixando passageiros intrigados. Segundo informações preliminares de pessoas que estavam no terminal de integração próximo da UFAC, o motorista do ônibus da linha do aeroporto Antônio Peret notou a ausência do ônibus da linha 502 (UFAC/Avenida Ceará), ciente de que só poderia partir do terminal com a chegada do ônibus da Avenida Ceará, que não aparecia.
A revelação de que o ônibus da linha Ifac 707 estava fora de operação trouxe complicações adicionais. A incerteza pairava sobre o terminal, onde muitos temiam perder o último ônibus para o Terminal Urbano. A solução surgiu com a chegada de um universitário, e todos se aglomeraram para garantir um assento. Alguns passageiros informaram que o ônibus da Avenida Ceará havia quebrado também. Surpreendentemente, em vez de seguir o trajeto do universitário, o veículo fez a rota da Avenida Ceará e não acessou o campus da UFAC. Isso deixou cerca de 50 estudantes sem transporte dentro da universidade junto com os usuários do ônibus Ifac que também estava quebrado.
Estudantes de diferentes bairros foram afetados pela decisão da empresa Ricco Transportes, responsável pelo serviço, comprometendo o deslocamento desses alunos. Alguns foram obrigados a dividir custos de transporte alternativo, como Uber, para conseguirem retornar para casa.
A ausência de aviso prévio ou justificativa por parte da empresa gerou indignação entre os estudantes, que enfrentaram dificuldades para encontrar alternativas de locomoção. Essa situação se soma às adversidades vivenciadas pelos usuários do transporte público, evidenciando a necessidade de melhorias na comunicação e operação para garantir a eficiência e confiabilidade do serviço.
A redação da Folha do Acre procurou o Diretório Central dos Estudantes, que em nota se manifestou sobre o caso.
FISCALIZAÇÃO NO TERMINAL DA UFAC
Com o recebimento da denúncia de que cerca de 50 estudantes ficaram no terminal da UFAC devido à não passagem dos ônibus na última rota às 22h30, denunciamos o caso à RBTRANS, solicitando apuração e penalização da empresa. A RBTRANS informou que não houve nenhuma alteração na rota e horário dos ônibus. Irá realizar a apuração para constatar a eventualidade e acompanhará no terminal o cumprimento dos horários durante a semana, sobretudo nas últimas rotas.
DCE – UFAC
A RBTRANS também foi procurada pela redação mas não respondeu às mensagens. A reportagem está aberta para os devidos esclarecimentos de ambos os envolvidos.