19 junho 2024

Morre em Rio Branco aos 90 anos o artista plástico Jorge Rivasplata após viver 30 anos no Acre

Redação Folha do Acre

Date:

O artista plástico peruano Jorge Rivasplata, de 90 anos de idade, que reside no Acre há mais de 30 anos, faleceu em Rio Branco neste domingo (25) após ser internado com fratura no fêmur e problemas renais.

Rivasplata era uma figura conhecia entre os artistas acreanos e amantes da arte.

Rivasplata nasceu no Peru, mas morou durante anos na Bolívia, por isso, ao tratar de sua nacionalidade, ele utiliza a nomenclatura “bolpebra”, que faz referência aos três locais que fazem parte da sua história. Ao longo da carreira, o artista já realizou centenas de exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

No ano passado, as secretarias de Planejamento (Seplan) e de Administração (Sead), em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos do Acre (Aapa), inauguraram no hall do Palácio das Secretarias, em Rio Branco, uma nova exposição da Galeria de Artes Palácio das Secretarias,  intitulada “Ontem e Hoje”, trazendo o multifacetado artista peruano Jorge Rivasplata.

Pintor, escultor, caricaturista, entalhador, ceramista, desenhista, professor de artes plásticas, Rivasplata produziu obras inéditas para a última exposição. “É uma honra estar aqui. É um prestígio estar na presença dos meus amigos. Essa galeria foi um incentivo. Me senti muito inspirado para produzir boa parte das obras que aqui estão em exposição”, disse à época.

Últimas