O município de Marechal Thaumaturgo, localizado na região do alto Juruá, a 558 Km de distância da capital Rio Branco, já enfrenta a segunda maior enchente de sua história perdendo apenas para a que aconteceu no ano de 2008. Porém, considerando o aumento da população em comparação a 2008, a alagação deste ano já atingiu um número maior de pessoas. De acordo com dados da Defesa Civil do município, os números já ultrapassam a marca de 2.200 famílias atingidas, totalizando mais de 7 mil pessoas desabrigadas pela cheia dos rios.
A reportagem da Folha do Acre entrou em contato com um funcionário da prefeitura do município chamado Jobson Menezes, que relatou o caos em que os moradores da cidade e zona rural do município tem vivido nestes últimos dias em decorrência das cheias e fortes chuvas na região. Menezes destacou também a mobilização que tem realizado o prefeito do município Valdelio Furtado, onde o mesmo tem mobilizado toda sua equipe em uma força-tarefa buscando amenizar a situação das famílias que sofrem nesse momento de tamanho desastre natural.
“Já temos aqui mais de sete mil pessoas atingidas pelas cheias dos rios. Realmente temos nos deparado com um cenário de muita tristeza, mas com muito esforço e mobilização temos contado com o apoio do prefeito Valdelio, que tem se mobilizado em prol das famílias atingidas por essa grande enchente.” – relatou Jobson.
O prefeito Valdélio Furtado, por sua vez, tem realizado um trabalho de solidariedade e apoio a toda a população, tanto da cidade quanto da zona rural do município. Furtado tem compartilhado em suas redes sociais um pouco da situação difícil que o município tem enfrentado.
“Amigos, seguimos acompanhando a situação das famílias afetadas pela cheia do rio Juruá. Faço questão de acompanhar de perto e prestar minha solidariedade e apoio. Continuaremos juntos ajudando a minimizar o sofrimento de nosso povo.” – escreveu o prefeito em suas redes sociais.