23 junho 2024

Davi Friale prevê ocorrência de chuvas intensas com ventos em Rio Branco

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Date:

Segundo o portal de notícias climáticas, o tempo aqui de Davi Friale, nesta segunda-feira, as condições climáticas serão marcadas por um ambiente úmido e abafado, com chuvas esporádicas e localizadas, predominando no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia (planícies) e na região de selva do Peru. Em muitas áreas, espere chuvas intensas com trovoadas, especialmente no norte de Rondônia, no Amazonas, no norte de Mato Grosso e no norte da região de selva do Peru.

Previsão Detalhada para o Acre na Segunda-feira, 5 de Fevereiro de 2024

Regiões leste e sul (microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira): Antecipamos um clima úmido e abafado, com sol, nuvens e chuvas pontuais. Há uma alta probabilidade de chuvas intensas com trovoadas. Os ventos serão fracos a calmos, predominantemente do norte com variações de noroeste e nordeste.

Regiões centro e oeste (microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá): Similar às áreas leste e sul, esperamos condições úmidas e abafadas com sol, nuvens e chuvas localizadas. Há uma alta probabilidade de chuvas intensas com trovoadas. Os ventos serão fracos a calmos, principalmente do norte com variações de noroeste e nordeste.

Intervalo de Temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: Mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas entre 30 e 32ºC.
– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: Mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas entre 30 e 32ºC.
– Plácido de Castro e Acrelândia: Mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas entre 30 e 32ºC.
– Sena Madureira e Manuel Urbano: Mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas entre 30ºC e 32ºC.
– Tarauacá e Feijó: Mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas entre 30 e 32ºC.
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: Mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas entre 29 e 31ºC.
– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: Mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas entre 29 e 31ºC.

Previsão para o Acre na Terça-feira, 6 de Fevereiro de 2024

Regiões leste e sul do Acre (microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira): Espere um clima quente e abafado, com possibilidade de chuvas a qualquer momento. Há uma alta probabilidade de chuvas intensas com trovoadas. A temperatura mínima varia entre 21 e 24ºC, e a máxima oscila entre 30 e 33ºC.

Regiões centro e oeste do Acre (microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá): Antecipe condições quentes e abafadas, com sol, nuvens e chuvas esporádicas e localizadas, mas que podem ser intensas. Há uma alta probabilidade de chuvas intensas com trovoadas. A temperatura mínima varia entre 22 e 25ºC, e a máxima entre 29 e 32ºC.

Segundo Friale as condições atmosféricas e oceânicas indicam um cenário propício para a normalidade nas temperaturas durante o próximo mês de fevereiro. No entanto, destaca-se uma ligeira elevação nas médias de precipitação, prevendo-se que as chuvas se situem entre 20% e 40% acima da média histórica. Essa tendência aumentada de pluviosidade pode resultar, em alguns dias, em transbordamento de córregos e pequenos igarapés. Ademais, não descartamos a possibilidade de transbordamento moderado em alguns dos rios mais expressivos do estado.

Últimas