19 junho 2024

Retrospectiva 2023: “meu compromisso com a educação é também compromisso com o Acre e o Brasil”, lembra Socorro Neri

Assessoria

Date:

Cumprindo promessa de campanha e fazendo jus a sua formação profissional como educadora de tradição e vocação, a deputada Socorro Neri(PP) elegeu a educação como uma de suas bandeiras de luta de seu mandato. ” Afinal, Educação não muda o mundo, Educação muda as pessoas”, adiantou.

Doutora em Educação, deu curso a sua formação profissional na Câmara Federal ao se comprometer com as mais diversas áreas da educação: é vice-presidente da Frente Parlamentar pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular Inclusiva, Coordenadora da Comissão de Desenvolvimento e Valorização do Professor da Frente Parlamentar Mista da Educação, Coordenadora de Educação no Campo da Frente Parlamentar dos Institutos Federais ,membro titular da Subcomissão Especial e titular do Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados sobre a Política de Combate á Violência nas Escolas Brasileiras e ainda titular da Subcomissão Especial da Comissão de Educação; Recomposição de Aprendizagem no Pós-pandemia.

Propostas

Como parlamentar atuante na elaboração de propostas para a educação brasileira, a deputada é autora do PL 114/2023 que descongela o tempo de serviço da Educação no período pandêmico. Neri elaborou ainda e submeteu a alteração o PL 11.947/2009 para estimular as políticas públicas da oferta de refeições aos alunos da educação básica assim como elaborou e submeteu a emenda acatada pelo relator do PL 5230/2023 que aumenta a carga horária da Formação Geral Básica.

Relatorias

Socorro Neri relatou o PL2103/2023 que altera a Lei nº14.113/2020 que regulamenta o Fundeb para incluir na lista de profissionais os acompanhantes dos estudantes com necessidades especiais da rede pública de ensino e relatou ainda o PL 3129/2015 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que visa capacitar professores para apoio ao aluno com deficiência.A parlamentar relatou também o PL 2531/21 que institui o piso salarial do pessoal de apoio da educação básica.

Eventos que fortaleceram o debate sobre a educação

Dentre as palestras e reuniões sobre Educação promovidos pela deputada ao longo de 2023, constam o Seminário sobre Sistema Nacional de Educação, Seminário sobre o Novo Ensino médio, Seminário sobre o Novo Ensino Médio em Rio Branco, Audiência Pública para debater o interrompimento das atividades da U:VERSE,Promoção do “Um Dia Dedicado à Educação” e Audiência Pública sobre a formação de professores da Educação Básica no Parfor. Todos contando com presença de profissionais de alto nível de Governo e ONGs diretamente ligadas á Educação no Acre e no Brasil, seja de forma presencial ou virtual.

Reconhecimento

Socorro Neri foi indicada a todas as categorias do Prêmio Congresso em Foco e escreveu artigos de repercussão nos grandes jornais de circulação nacional. Adepta á máxima que diz que é a Educação que faz o futuro parecer um lugar de esperança e transformação, Neri reafirma que Educação investimento e luta pela retirada do FUNDEB do teto do arcabouço fiscal.A deputada também atuou junto ao FNDE para a retomada e conclusão de creches e,escolas e quadras esportivas que estão paralisadas no Acre.

Reconhecida entre seus pares por sua atuação parlamentar, a ex-secretária de Educação do Estado e primeira mulher prefeita de Rio Branco acredita que 2024 será um ano repleto de desafios, mas tem a certeza que saberá responder a todos as expectativas e anseios do povo acreano, “realizando um mandato democrático, participativo e em plena sintonia com as necessidades da gente da minha terra”.

Últimas