12 junho 2024

Primeiro semáforo que controla e gerencia o tráfego através de inteligência artificial é implantado em Rio Branco

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Date:

Foi implantado nesta quinta-feira, 18, na avenida Ceará, nas proximidades da loja de construção Agroboi, em Rio Branco, o primeiro semáforo superinteligente que controla e gerencia o tráfego através da inteligência artificial. Os semáforos superinteligentes são um sistema de controle de tráfego de veículos que combina semáforos tradicionais com uma variedade de sensores e inteligência artificial para direcionar de forma inteligente o tráfego de veículos e pedestres.

O prefeito Tião Bocalom esteve presente no local e disse que além dos semáforos que dispõe dessa tecnologia, ainda tem outros 58 semáforos inteligentes que serão instalados em breve em vários pontos da capital. O gestor ainda afirma que apenas 7 cidades do país dispõe destes equipamentos que segundo o mesmo irão revolucionar e modernizar o trânsito na cidade.

“Apenas 7 cidades no Brasil dispõe destes equipamentos que irão revolucionar e modernizar o trânsito em nossa cidade, que tem como outro diferencial serem controlados por uma central, sem precisar de manutenções tradicionais como os modelos antigos e em caso de queda de energia, ainda funcionarão por mais seis horas.” – disse o chefe do executivo municipal.

Bocalom afirma que essa é uma de tantas ações que visam melhorar e modernizar a mobilidade urbana da capital, e, cita outras ações que sua equipe vêm desenvolvendo durante sua gestão. “Esta é uma das tantas ações que visam ajudar a melhorar e modernizar a mobilidade urbana da nossa capital, vide a construção do nosso elevado da Dias Martins, com recursos próprios que está a todo vapor, e o outro viaduto que será construido na altura na rotatória da AABB, este custeado via emenda do nosso Senador da República Márcio Bittar.” – concluiu o gestor.

Últimas