12 junho 2024

Após ter fazenda invadida, Sidney Zamora Filho é ameaçado com arma por Paulo Sérgio, apontado como líder da invasão

Por Gina Menezes, da Folha do Acre

Date:

Depois de ter a fazenda invadida, propriedade denominada Palotina e provado na imprensa que a Justiça já deu ganho de causa aos reais donos, o fazendeiro Sidney Zamora Filho foi ameaçado na manhã de quarta-feira (10), dentro da propriedade, com arma de fogo pelo homem que é apontado como líder do movimento de invasão, Paulo Sérgio Costa Araújo, que estava acompanhado de outros invasores.

Sidney Zamora Filho registrou um boletim de ocorrência e espera providências.
O proprietário da fazenda Palotina, localizada na divisa do Acre com Amazonas, afirmou na delegacia que estava fazendo uma ronda periódica dos serviços que eram realizados pelos seus funcionários e ao passar pela beirada da cerda da fazenda avistou os invasores na propriedade.

“Eu estava neste trabalho quando avistei o Paulo Sérgio Costa de Araújo na beira da cerca, armado com arma de fogo. Ele estava em um grupo composto por algumas pessoas que também estavam armadas. Eu filmei a ação e quando me viram o Paulo Sérgio começou a me ameaçar e chamou uma outra pessoa armada também. Temi pela minha vida e saí”, diz.

Sidney Zamora diz que a situação, tentativas de invasão à fazenda, acontece há tempos. Em dezembro de 2023, a defesa dos fazendeiros emitiu nota explicando o caso e pedindo providências.

“Infelizmente, desde 2016, um grupo invadiu a propriedade e promove o desmate ilegal, venda de madeira e esbulho possessório, comercializando ilegalmente a posse esbulhada. Em razão disso, informamos à população em geral que a referida invasão é objeto de ação de reintegração de posse na Vara de Lábrea-AM, de número 0000264-82.2016.8.04.3101, que tem Paulo Sérgio como réu, pela qual já houve quatro decisões com ordens de reintegração, realizadas opor quatro magistrados diferentes, reconhecendo-se a posse legítima do proprietário da Fazenda Palotina, inclusive pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (processo nº 4006096-14.2019.8.04.0000 e 4012545-46.2023.8.04.0000). Portanto, a posse do Sr. Sidnei Zamora é incontestável. Lamentavelmente, em total desafio à Justiça, o grupo invasor retornou à área, uma vez que já retirados pela Justiça duas vezes, razão pela qual a magistrada do processo em referência alertou aos invasores, entre eles o Sr. Paulo Sérgio, que responderão por possível crime de desobediência e pagarão multa no caso de retornar à área. Inclusive, os líderes da invasão, Paulo Sérgio e Haroldo, foram indiciados pela Polícia Federal por desmatamento ilegal e crime de grilagem de terra”, diz.

De acordo com Sidney Zamora Filho, Paulo Sérgio Costa responde a dezenas de outros processos.

“Ele responde dezenas de processos. Parece não temer a Justiça, mas nós esperamos que tudo isso tenha fim e contamos com a Justiça deste país”, concluiu.

A reportagem da Folha do Acre buscou informações de contato atualizada do senhor Paulo Sérgio Costa, mas não obteve sucesso. O espaço está aberto para o contraditório e direito de resposta, como assegura o art. 5º, inciso V, da CF/88. Regulado atualmente pela Lei 13.188/2015.

 

Últimas