23 junho 2024

Acre bate recordes de produção de milho e soja, a maior dos últimos 30 anos, diz pesquisas

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Date:

De acordo com pesquisas recentes realizadas pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), o Acre têm se destacado a nível nacional batendo recordes de produtividade, especialmente na produção de milho e soja. A referida pesquisa evidencia o crescimento do agronegócio no Estado.

Conforme os dados do Instituto de pesquisa, as safras de milho e soja são as maiores dos últimos 30 anos, com o volume saltando de 61,3 mil toneladas no início da década de 1990 para 178,6 mil toneladas em 2022. Para tal feito, o governo do Acre têm desempenhado um papel importante no apoio através de programas de incentivo de mecanização, recuperação de áreas não produtivas e/ou degradadas, infraestrutura e armazenamento.

A produção de soja teve um crescimento significativo, de 2022 até 2023 evidenciou um aumento em 104,6%. Já a produção de milho obteve um aumento de 14,80% a mais na safrinha, após a colheita da safra.

A produção de milho e soja no Acre é influenciada por fatores como clima e solo. Com clima propício e solo fértil a produção se torna mais viável.

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Últimas