16 junho 2024

“Só temos a ganhar”, diz promotor do Acre sobre uso de micro câmeras por policiais

Redação Folha do Acre

Date:

O promotor de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), Rodrigo Curti, esteve presente no programa Gazeta Entrevista nessa sexta-feira (15). Durante o bate-papo, Curti abordou iniciativas relacionadas à segurança pública, destacando, em particular, a proposta de incorporação de micro câmeras nos uniformes dos policiais.

Na entrevista, o apresentador Gabriel Rotta lembrou o caso da enfermeira morta em uma operação policial e também destacou a audiência do Ministério Público do Acre, que irá discutir na próxima terça-feira (19), sobre a utilização das câmeras corporais em policiais da região.

Segundo o promotor, a técnica das micro câmeras, já implementada com sucesso em estados pioneiros como São Paulo, Rondônia e Santa Catarina, demonstrou uma significativa redução nos registros de ocorrências relacionadas a abuso de autoridade.

“Só temos a ganhar com isso. A tecnologia em favor da segurança pública, a fim de garantir uma condenação criminal mais efetiva”, afirma Curti.

Quando questionado por um telespectador sobre a possibilidade da medida prejudicar o trabalho policial, Curti ressaltou que é inaceitável que outras pessoas possam filmar operações policiais sem que os próprios agentes tenham evidências para contrariar acusações.

O participante também indica que o ideal seria endurecer as leis para sufocar facções criminosas. Em resposta, Curti diz que o equipamento será em favor de provas e também do cidadão.

“Se eu pudesse dispor das imagens para um processo penal, no futuro haveria uma condenação mais efetiva. É sobre isso que estamos falando, é a qualidade das provas”, destaca o promotor

Representando o MPAC, ele enfatizou a importância de respeitar a autonomia dos estados e reconheceu que cada um tem seu próprio momento para avançar nas questões de segurança. Destacou também que a iniciativa da instituição visa aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Informações agazeta.net

Últimas