23 julho 2024

Secretário diz que Prefeitura de Rio Branco tem condições de pagar empréstimos de R$ 260 milhões

Redação Folha do Acre

Date:

O secretário de Gestão Administrativa da Prefeitura de Rio Branco, Jonathan Santiago, disse que os valores dos empréstimos solicitados pelo Executivo e enviado à Câmara de Vereadores, R$ 260 milhões, serão utilizados em programas de recapeamento e recuperação de ruas.

Ele explica que, atualmente, a prefeitura tem recursos próprios, mas o empréstimo vai triplicar a quantidade de ruas que devem ser contempladas com as melhorias.

O representante da prefeitura afirma que o município tem condições de pagar o empréstimo.

“Tivemos a rejeição porque a Câmara exigia as garantias bancárias, citamos ao Banco do Brasil e que fosse direto em Brasília. O banco nos enviou, assim como as taxas de juros e a programação das carências de como seria feito os pagamentos, carência do pagamento da primeira parcela em quatro e, a partir daí, o prazo de 25 anos para fazer todo o pagamento do empréstimo”, destacou.

A expectativa da prefeitura é que o empréstimo seja aprovado ainda este ano aqui na Câmara Municipal, mas a presidência da Casa, vereador Raimundo Neném, não deu garantias de que o processo entre em pauta ainda em 2023.

“Possivelmente semana que vem vamos votar. Se não, será só ano que vem. Existem prazos, o banco esticou mais os prazos para a prefeitura e temos que olhar com carinho para não ter problemas para a Casa, nem para prefeitura e nem para a população de Rio Branco”, confirmou.

O Jonathan Santiago esclarece que, independente da data de aprovação, os recursos serão utilizados mesmo no período chuvoso e independente do período eleitoral, em 2024. “A atividade de recapeamento de vias se pode fazer ao longo do período invernoso. Não chove todos os dias, há momento de estiagem e é possível fazer o trabalho mesmo no período invernoso”, frisou.

Últimas